18/03/2009

Visita à APPACDM, em Viseu


A Instituição APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) abriu as suas portas para receber a visita de estudo realizada pelo Clube Comenius e a Educação Especial da nossa escola. Esta visita de Estudo realizou-se no dia 3 de Março na parte da manhã e teve como objectivos principais conhecer a instituição que promove a formação profissional a pessoas com alguma deficiência ou carência mental.
O objectivo primário deste projecto Comenius consiste em perceber e debater qual a realidade dos nossos Jovens nas suas vivências do dia-a-dia, quais os seus problemas nas suas relações interpessoais, bem como, e principalmente, a integração dos jovens na diversidade. Assim, o Projecto Comenius da nossa escola pretendeu iniciar a abordagem ao sub-tema “ Integração na Diversidade” através de uma visita de estudo a uma instituição. É sobre esta temática que os elementos do clube Comenius se reuniram com os docentes de Educação Especial para programar uma visita de estudo a uma instituição que vê os “jovens diferentes” como actores capazes de serem integrados na nossa sociedade.
Para além dos alunos que fazem parte do Clube Comenius, fomos acompanhados pelos nossos alunos com Necessidades Educativas Especiais. (NEE)
Fomos atendidos de forma muito simpática e atenciosa por parte da psicóloga da instituição e por uma técnica especializada do departamento de Desenvolvimento Pessoal, Formação e Integração.
Estas duas anfitriães apresentaram-nos a instituição, através da visualização de uma apresentação multimédia, onde tivemos a oportunidade de saber que esta tem como fundador o benemérito Vítor Fontes, emprega cerca de 160 colaboradores especializados e trabalha utentes possuidores de deficiências a vários graus. Os utentes com características de maior autonomia podem ficar alojados em casas especificamente preparadas para os mesmos (lares). Todos os utentes são preparados para a via activa e desta forma a APPACDM promove cursos de formação tais como: Auxiliar de Serviços (atendimento ao público, limpezas, cozinha e bar); Carpintaria e marcenaria, Operador de Pecuária, Operador Agrícola, Jardinagem Floricultura e Curso de Lavandaria.
Ainda tivemos a possibilidade de visitar todas as salas de trabalho e conviver com os utentes e formadores, bem como apreender algumas técnicas para futuros trabalhos que serão realizados em parceria entre o Clube e a Educação Especial.
Podemos concluir depois desta visita e após ouvir muito atentamente os nossos anfitriões que a problemática de integração encontra-se cada vez mais patente em jovens com alguma dificuldade. Nomeadamente, foi-nos dito que os frequentes cortes orçamentais do Estado limitam cada vez mais o trabalho do apoio que a instituição pode dar a estes Jovens. Também constatamos que a APPACDM caracteriza-se como uma instituição muito presente e persistente nos seus objectivos, uma vez que mesmo após a integração de um jovem no mercado de trabalho, a APPACDM continua a trabalhar no terreno com este jovem.
Estes foram os professores que acompanharam os nossos alunos:
Professores acompanhantes da Educação Especial: Rosário, Elisabete e Fátima.
Professores acompanhantes do Projecto Comenius: Dulce, Elisabeth e Inês.
Com esta visita, esperamos também ter sensibilizado os nossos jovens para esta problemática e que estes se tenham consciencializado um pouco mais acerca desta realidade e da necessidade de todos contribuirmos para futuros melhores…
A Redactora: Inês Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário