04/03/2009

Como tudo começou...


Visita preparatória à Polónia, no âmbito do Projecto Comenius, do Programa Europeu para a Aprendizagem ao Longo da Vida, da União Europeia


Na semana de 21 a 25 de Janeiro de 2008, as professoras Dulce Fernandes e Elisabeth Ferreira da Escola EB 2,3 Prof. Dr. Mota Pinto, na Lageosa do Dão, deslocaram-se à Polónia, a fim de visitarem a escola Gimnazjum Strzeleczki, na região de Opole, e prepararem um projecto europeu de Parcerias entre Escolas. As cinco escolas parceiras presentes neste encontro foram:
- Escola EB 2,3 Prof. Dr. Mota Pinto, Lajeosa do Dão, Tondela, Portugal
- Gimnazjum, Strzeleczki, Polónia
- Collège Michel de Montaigne, Périgueux, França
- Sztárai Mihály Gimnázium, Tolna, Hungria
- Peyo Yavorov Sekondary School, Varna, Bulgaria

O tema geral do projecto está relacionado com “Os jovens do século XXI” (problemas e esperanças). Os objectivos desta visita preparatória foram os seguintes: conhecer as restantes escolas parceiras e professores responsáveis; apresentar as realidades das diferentes escolas e respectivos alunos; discutir aprofundadamente o tema e sub temas a trabalhar; definir objectivos e métodos de trabalho, bem como resultados a atingir; planear detalhadamente as actividades a serem realizadas/ definir um plano de trabalho a desenvolver ao longo do projecto; decidir qual a escola líder e delegar funções dentro do grupo; e planear com detalhe o primeiro ano do projecto a desenvolver.
As professora portuguesas afirmam terem sido excelentemente recebidas pelos colegas da escola polaca e esperam poder retribuir já em Outubro próximo, uma vez que, caso o projecto seja aprovado, a nossa escola será a primeira das cinco a receber quatro pequenos grupos (dois professores e quatro alunos) provenientes das outras escolas. O projecto terá início em Setembro de 2008 e terá a duração de dois anos lectivos, ao longo dos quais os alunos das diferentes escolas parceiras irão desenvolver diferentes tipos de trabalhos relacionados com o tema em questão e estarão em permanente contacto com os colegas estrangeiros. Está será, sem dúvida, uma excelente oportunidade para os nossos alunos, uma vez que poderão conhecer culturas e realidades diferentes das suas e contactar com jovens estrangeiros da sua idade, melhorando também, desta forma, as suas competências de comunicação em Inglês.
A fim de que esta visita se realizasse as duas professoras receberam uma bolsa da Agência Nacional para o Programa Europeu para a Aprendizagem ao Longo da Vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário