04/03/2009

O I Encontro Comenius, 13 a 17 de Outubro de 2008, Lageosa do Dão

Na semana de 13 a 17 de Outubro de 2008 tivemos o prazer de organizar na nossa escola o I Encontro Comenius deste projecto e acolhemos 9 professores e 16 alunos dos outros países Europeus parceiros. Este encontro envolveu os alunos, professores, funcionários e famílias que aderiram ao projecto e revelou-se uma experiência fantástica e inesquecível. Desde o início do ano lectivo, lançámos mãos ao projecto, fazendo convergir professores e alunos de todo o Agrupamento, famílias, funcionários, autarquias, associações culturais e comunidade local. Formaram-se equipas de trabalho a todos os níveis e, desde a cantina à Biblioteca, todos preparámos a sua recepção e estadia: enfeitou-se a escola, prepararam-se aulas especialmente dirigidas aos visitantes estrangeiros, todo o tipo de materiais e exposições, treinaram-se danças e canções, e até o fado não quis deixar de marcar presença. Nunca se tinha visto tamanha azáfama para estes lados.
Para dar as boas-vindas às escolas participantes, todo o Agrupamento de Escolas de Lajeosa do Dão envolveu-se de forma nunca antes vista na preparação da cerimónia de abertura, na qual participaram professores e alunos de todas as escolas e Jardins de Infância do Agrupamento, funcionários, elementos das autarquias, representante do Governo Civil e o Director Regional da Educação. Ao longo destes dias, os alunos estrangeiros assistiram às aulas portuguesas, visitaram e foram recebidos nos paços da Câmaras Municipais de Tondela e Viseu, visitaram a região onde a escola está inserida, tudo isto sempre acompanhados dos alunos da EB 2,3 Prof. Dr. Mota Pinto que os receberam em suas casas e que com eles partilham este projecto. Foi uma forma de socialização entre os alunos dos vários países e também o conhecimento de usos e costumes de cada país que se foram revelando ao longo da partilha da semana que passou.
Para encerrar o Programa Comenius e desejar boa viagem até aos seus países às escolas participantes no projecto de parcerias multilaterais, escolas de França, Bulgária, Hungria e Polónia, o Agrupamento de Escolas da Lajeosa do Dão, organizou uma cerimónia de encerramento com um jantar de despedida onde participaram os professores, alunos, pais e familiares aderentes ao projecto. Para abrilhantar a cerimónia actuou o Rancho Folclórico de Parada de Gonta, uma fadista e um grupo de alunos da Hungria e outro da Bulgária.
Depois foi a despedida entre os alunos da escola e seus colegas estrangeiros e ainda entre os colegas professores dos vários países. O que se viu foram muitos alunos emocionados com a despedida e a lágrima ao canto do olho fez a sua aparição das amizades construídas.
Boa viagem e até Março para novo encontro na Bulgária!



Todas as nossas actividades foram publicadas no nosso Jornal on-line (Clica aqui para aceder ao Jornal "AS NOSSAS VOZES")

Sem comentários:

Enviar um comentário