04/03/2009

O nosso Projecto


ESCOLA EB 2,3 PROF. DR. MOTA PINTO,
NA LAJEOSA DO DÃO,
PARTICIPA EM PROJECTO EUROPEU

Ao longo dos dois próximos anos lectivos, 2008/09 e 2009/2010, a Escola EB 2,3 Prof. Dr. Mota Pinto, na Lajeosa do Dão, irá participar no Programa Comenius, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, da União Europeia. Este projecto consiste numa Parceria Multicultural entre Escolas que envolve esta escola e ainda outras quatro escolas europeias da Bulgária, França, Hungria e Polónia.
O tema global do projecto é: “Os jovens no nosso XXI: entre dificuldades e expectativas” e, neste âmbito, serão abordados temas com os quais os jovens se defrontam nos dias de hoje, tais como a violência, a exclusão social, o racismo, a discriminação, a xenofobia, o preconceito, os estereótipos, entre outros. Os alunos portugueses irão ter a oportunidade de debater e trabalhar estes temas tão actuais com jovens da mesma idade, oriundos das outras quatro escolas parceiras e, principalmente, que se debatem também com os mesmos problemas.
Estas temáticas serão abordadas em simultâneo pelos alunos das 5 escolas parceiras, e os trabalhos realizados em cada país serão partilhados com os colegas via Internet ou correio tradicional e publicados num website comum.
Por fim, os alunos e professores envolvidos irão igualmente encontrar-se e realizar 5 encontros de trabalho, um em cada escola, sendo que a Escola EB 2,3 Prof. Dr. Mota Pinto tem o prazer de ser a primeira anfitriã do projecto, já em Outubro próximo, na semana de 13 a 17. Deste modo, a escola da Lajeosa do Dão irá receber 24 visitantes, ou seja, 2 professores e 4 alunos de cada uma das outras 4 escolas europeias. Esta será uma oportunidade excepcional para os nossos alunos contactarem com povos e culturas diferentes, promovendo deste modo a tolerância e a solidariedade no espaço Europa. É igualmente uma ocasião única para promover o nosso concelho e a nossa região.
Resta apenas acrescentar que para que este projecto se desenvolva, será atribuída à escola uma subvenção da Agência Nacional para o Programa Europeu para a Aprendizagem ao Longo da Vida.

2 comentários:

  1. São projectos como este que vale a pena desenvolver nas nossas escolas,pois eles proporcionam aos alunos de todas as escolas parceiras experiências e vivências diferentes e da-lhes oportunidade de se relacionarem e debaterem temas pertinentes à sociedade actual.São experiências que nunca mais se esquecem...

    ResponderEliminar
  2. estes projectos são uma mais valia para todos os intervenientes porquanto proporciona experiências inolvidáveis.

    ResponderEliminar