03/04/2009

Retrospectiva da viagem a Varna






Retrospectiva da viagem a Bapha (Varna - Bulgária)
23 a 27 de Março de 2009

HELLO! OLÁ! ZDRAWEI!
No dia 22 de Março, às 19h já estávamos a postos para iniciar a viagem até Lisboa, na carrinha gentilmente cedida pela Junta de Freguesia da Lajeosa.
Depois de um "reconhecimento" às instalações do aeroporto e de um lanche, lá fomos fazer o check in e esperar pela hora de embarque. A ansiedade não deixava ninguém estar quieto e na primeira etapa da nossa viagem de avião, só alguns passaram pelas brasas. Para os nossos alunos era o baptismo de voo. Não se pode "perder" nada, mesmo que seja madrugada…
Foi uma viagem tranquila e já no aeroporto de Viena (Áustria), encontrámos os nossos parceiros polacos que connosco fizeram o resto do percurso até Varna, onde chegámos à tarde.
TI SI DOBRE DOSHAL! Sejam Bem Vindos
DOBAR WECHER… Boa tarde!

A cidade de BAPHA, estância balnear do Mar Negro, tem uma área de 205 Km2 e uma população de 353.292 habitantes, com uma densidade populacional de 1,718/Km2. É a terceira maior cidade da Bulgária, depois de Sofia (capital) e Plovdiv e o maior destino turístico, de negócios e universitário…
Na escola - Peyo Yavorov Secondary School - estavam à nossa espera os alunos e professores já nossos conhecidos que nos apresentaram à restante comunidade escolar. A escola, situada numa zona periférica, abriu em 1980, tem uma população escolar de cerca de 800 alunos, desde o 1º ao 12º grau. As actividades lectivas funcionam em dois turnos – manhã e tarde.
Com todos os parceiros reunidos - Portugal, França, Hungria e Polónia, os anfitriões búlgaros brindaram-nos com uma linda festa de recepção, que contou com a presença de Entidades Oficiais, Docentes, Alunos e Pais/EE.
Para anunciar a comitiva portuguesa e depois de uma apresentação multimédia do nosso país, um coro de crianças da escola cantou para todos e em especial para nós, a canção infantil "Indo eu, indo eu!"… Não fomos só nós a ficar enternecidos com este maravilhoso coro, porque estas simpáticas e alegres crianças cantaram com todo o entusiasmo uma canção de cada país participante (nas respectivas línguas). Foram momentos emocionantes!...
Depois desta magnífica festa e com os nossos alunos já encaminhados para as respectivas famílias acolhedoras, fomos para o hotel descansar um pouco antes do primeiro jantar em Varna.
Impressões:
- A cidade é enorme, encaixada entre montes e o Mar Negro;
- Parece estar em estado letárgico, à espera de dias mais quentes;
- A escola está inserida num bairro periférico, com todas as inerentes implicações;
- A escola possui um abrigo anti - nuclear:
- Na escola privilegiam-se projectos de investigação nas áreas científicas;
- As pessoas são educadas, simpáticas e afáveis.
No dia seguinte (dia 24) os alunos participaram em aulas regulares e os professores conheceram as instalações da escola. Esta possui 30 salas de aula, 12 laboratórios (Química, Física, Biologia, Geografia, etc.), 4 salas de computadores, 3 ginásios, uma piscina, uma biblioteca, um museu escolar, etc.
Iniciámos o 1º workshop deste meeting com a apresentação e o ponto da situação dos trabalhos efectuados, em cada escola, em cada país participante, desde o 1º encontro (entre 13 e 17 de Outubro, na nossa Escola).
O almoço, no típico restaurante Borisova Vodenitsa foi oferecido pelo Mayor da VI região Varnenchic. Aqui, um grupo de crianças, deu-nos a conhecer o folclore da região. Uma apresentação digna de gente grande, onde não faltou a participação de todos, uns com o seu entusiasmo de muitas palmas e alguns alunos ensaiaram os seus dotes de dançarinos.
Quanto à gastronomia, ficámos a saber que a ementa tradicional é constituída por uma entrada de salada (pepino, tomate, pimento, cebola e queijo) e o prato principal é constituído por carnes grelhadas (espetada, hambúrguer, salsicha e febra) acompanhado de batata frita e um molho agridoce, sempre acompanhado por uma “super bolacha” de pão, sendo a sobremesa um doce.
No período da tarde fomos visitar o Memorial a Vladislav Varnenchic e respectivo Museu, homenagem aos heróicos guerreiros da batalha de Varna de 1444 contra os Otomanos e de seguida visitámos o Nicolaus Copernicus Observatory and Planetarium, aproveitando para ver as estrelas em pleno dia. Como o Planetário está situado num jardim à beira mar, aproveitámos o tempo livre para desfrutar da paisagem e esticar as pernas.
In the 3rd day os nossos alunos continuaram a frequentar as aulas com os seus colegas (já aprenderam algumas expressões em Búlgaro) e os professores continuaram os trabalhos inerentes ao desenvolvimento do Projecto. Os professores de cada escola partilharam com os colegas planos de aula e materiais relativos às aulas leccionadas sobre os diversos sub temas ( A diversidade na diferença, Condições de trabalho, Conflito de gerações, Etiqueta para jovens, Amizade, entre outros).
Como os trabalhos corriam bem, fomos presenteados com mais uma demonstração de folclore pelos alunos da escola e depois do almoço fomos recebidos pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Varna.
Em caminho, visitámos o Museu de Arqueologia, fundado em 1888, onde todos se entusiasmaram a responder a um questionário sobre a História do país.
À noite, num magnífico jantar tradicional, confraternizámos e brindámos à AMIZADE, que nos une a todos (professores do Projecto Comenius e da escola anfitriã).
Impressões:
- O ORGULHO demonstrado na apresentação e divulgação da sua História, Cultura, Usos e Costumes.
- O ENTUSIASMO e ALEGRIA com que as crianças dançam, cantam e vivem o seu Folclore, as suas Tradições.
No dia seguinte, pela manhã fomos ao Aladzha Monastery, mosteiro ortodoxo, medieval, sulcado na rocha, situado numa zona protegida do Golden Sands Nature Park, a 17 Km a norte da cidade de Varna.
Prosseguimos com um tour pela zona marginal, porto de mar e de seguida fomos visitar o Aquário de Varna, fundado em 1912, onde ficámos a conhecer as espécies piscícolas existentes no Mar Negro.
No workshop da tarde continuaram-se os trabalhos, com a apresentação dos variados sistemas educativos e também se ponderou e decidiu o grande tema comum - “Campaign” -a desenvolver durante o próximo ano lectivo.
Para acabar em beleza, fomos presenteados com o Bread Day at school. Mantendo e divulgando as suas tradições, esta festa na escola consiste num concurso de autênticas obras de arte da panificação. É fantástico ver e saborear o que se consegue fazer com a simples massa de pão (só vendo as imagens…). A diversidade de formas, cores e sabores é digna de nota máxima e para nós, todos ganham o concurso. Os Pais/EE também merecem a nossa nota máxima nesta competição, pela participação e empenho em proporcionar-nos a todos esta excelente festa de despedida.
Esta maravilhosa festa serviu para confraternizar, cantar, dançar e… para nos despedirmos emocionados, com um ATÉ BREVE!...
Com a certeza de não esquecer esta visita tão enriquecedora, levamos os nossos parceiros no coração.
MNOGO BLAGODARIA!!!
Muito obrigada, foi uma experiência extraordinária!
Nice to meet you!!!...
Priatno mi e da se zaposnaem!!!...
Mª Fernanda Mendes
Dulce Fernandes, Elisabeth Ferreira e Sónia Ferreira

2 comentários:

  1. Parabens, pelo v/ empenho e dedicação. São umas mulheres de armas. Haverá miudos que nunca vos vão esquecer e isso é o mais importante.
    Bjos. Filipa

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Filipa!
    É com imenso gosto e prazer que "nos damos a esta trabalheira"... O enorme trabalho envolvido tem recompensas ainda maiores, como sejam a alegria dos miúdos e os amigos novos que fazemos.
    Vale mesmo a pena!
    Dulce

    ResponderEliminar