08/04/2009

A perspectiva dos alunos IV

No passado dia 22 de Março, pelas 19 horas, começou a minha/nossa viagem; não só uma viagem mas sim um sonho a tornar-se realidade. Encontrámo-nos na escola e daí saímos rumo a Lisboa com um excelente condutor privado. Alegres, felizes e principalmente ansiosos por tudo o que se iria passar nesta semana.
Depois de o nosso condutor se despedir e ir embora, entrámos para o aeroporto de Lisboa onde iríamos ter uma espera até há 1,30 horas da manhã, hora a que embarcámos com destino a VIENA e assim foi como o previsto. Até à hora da verdade, nós andámos a explorar as zonas onde tínhamos acesso fazendo algumas brincadeiras pelo caminho, entretanto as nossas queridas professoras esperavam por nós para fazermos o ultimo “lanche” em Portugal. Faltava ainda algum tempo mas estava na hora de se ir fazer o primeiro check in de muitos, lá fomos e lá o fizemos. Esperámos algum tempo até à hora da verdade, a hora que não tardava a chegar. Entrámos no avião e aí os nervos começaram a “apertar”, para a maior parte de nós seria a primeira viagem de avião, graças a Deus correu tudo bem e lá estávamos em Viena onde nos esperavam umas longas horas de espera (nada que não se superasse). Chegados a Viena e passado pouco tempo já estamos ao pé dos polacos. Entre tanto houve tempo para tudo, visitar lojas, conversar, jogar ao verdade e consequência, visitar o parque de estacionamento onde se brincou um pouco, entre muitas outras coisas como andar em corredores de acesso restrito e só se dar conta passado algum tempo. Para não variar estava na hora de mais um check in e mais um voo. Lá chegou a hora em que iríamos embarcar, que foi uma hora complicada pois o avião onde iríamos voar estava a cair de velho, mas tivemos de ter confiança no piloto e ele mereceu-a pois fez-nos chegar há Bulgária sãos e salvos. Aí começa a nossa aventura em terras búlgaras. Deparámo-nos com um aeroporto muito diferente dos outros dois em que tínhamos estado, pois era um aeroporto muito pequeno e deserto, recebemos as malas e dirigimo-nos para a saída onde uma professora búlgara nos esperava com uma carrinha para nos levar ate à escola. Bem, ao chegarmos à escola deparámo-nos com uma realidade muito diferente do que esperávamos. Esperávamos uma escola muito melhor que a nossa mas não era, era uma escola muito inferior à nossa. Mas nesse momento quisemos foi deixar de reparar na escola e estar com os amigos e companheiros dos quais se tinha e tem muita saudade. Entrámos na escola onde fomos bem acolhidos e estava na hora de começar a conhecer muitas pessoas (principalmente raparigas). A escola por dentro conseguia ser muito pior que por fora, começamos a conhecer uma escola antiga e degradada. Depois começou a recepção oficial em que nos levaram para um auditório, chegou o fim dessa recepção e então separámo-nos e cada um seguiu com a sua respectiva família. A mim esperou-me uma família animada da qual gostei imenso . Tudo isto no primeiro dia, um dia muito intenso e cansativo. O resto da semana pode-se dizer que foi mais calma.
O dia lá começava cedo, pois a escola tinha inicio pelas 7,30 horas a qual hora iniciávamos as nossas aulas da manhã, umas aulas um pouco diferente das nossas pois nós nas aulas não bebemos Coca-Cola nem 7Up, nem muito menos se entorna café e a professora limpa; a nossa manha completava-se com isto depois estava na altura de iniciar as actividades do projecto. Durante a semana a aula da manha repetia-se mas depois tínhamos diversas actividades nas quais nos davam a conhecer os usos e costumes do seu país e a sua comida (aquelas malditas saladas de tomate e pepino e queijo ou então as batatas com borboleta entre muitas outras coisas). Sendo assim, conhecemos um país muito diferente do nosso, pois o nosso é muito mais limpo e desenvolvido. Nisto tudo fica a saudade das pessoas super simpáticas que fomos conhecendo e especialmente a saudade dos amigos que já tínhamos feito em Outubro.
Foi uma experiência muito enriquecedora da qual gostei imenso e diverti-me muito, certamente nunca me irei esquecer desta semana, ficará na minha memória para sempre.
Não poderia finalizar este texto sem dar o especial agradecimento a todas as professoras envolvidas no projecto, mas principalmente às professoras Dulce e Elisabeth, que foram incansáveis e sem elas este projecto não seria possível e esta oportunidade nunca se teria realizado.
Beijo para as nossas mamãs, tias e etc.