03/11/2009

Retrospectiva da viagem - Paula



Foi tanta coisa que nem sei por onde começar… Para ser mais fácil, vou começar pelo princípio… Então para começar, muito nervosismo à flor da pele, uma ansiedade terrível, uma noite sem dormir………. Eeeee, chegou o dia, vou olhando para o relógio e nunca mais é meia noite, para passar o tempo volto a tirar tudo de dentro da mala para me certificar de que não falta nada, volto a arrumar, não falta…até que só faltam 20 minutos para a meia noite, começar a preparar para ir embora, e lá vou eu até à escola da Lajeosa encontrar-me com a Carolina, Kevin, Melanie e a “tia Nani”. Depois de nos despedirmos da família, aí vamos nós até Lisboa, mas antes temos de ir a Tondela pois faltam as outras tias (tia Néné e a tia São)… Ok, agora sim, já está tudo. Vamos até ao aeroporto de Lisboa, depois de rir-mos, cantar-mos, ouvir-mos música já se passaram 3 horas e já estamos em Lisboa, assim que chegámos fomos logo percorrer e conhecer o aeroporto para passar as horas… Faltava 1 hora para o voo e fomos fazer o check in, enquanto isso estávamos todos muito ansiosos e um pouco cansados, já são 6 horas e vamos entrar no avião, eu estava encantada, quando entrei no avião, toda a ansiedade, nervosismo e medo passara, só queria que o avião levantasse voo, esperamos um pouco e já estávamos no ar, tirei muitas fotos, vi o pôr do sol nascer… O voo não foi directo, passámos em Munique (Alemanha), ainda lá estivemos 1 hora à espera do avião para Budapeste (Hungria). Entretanto, o tempo passou rápido… Chegámos a Budapeste ao meio dia e meio, já lá estavam os Franceses e os Búlgaros, os Polacos já estavam em Tolna na escola, pois eles fizeram a viagem de autocarro, não de avião, ainda tínhamos uma longa viagem para fazer até Tolna, foram aproximadamente 3 horas. Quando nos demos por chegados por volta das 15h numa escola linda, grande, fantástica, espectacular mesmo, tínhamos lá os nossos parceiros à espera, depois de um ano sem nos vermos, houve alguns abraços de saudades e beijinhos… Entretanto, fomos para a dentro da escola onde fomos recebidos com uma cerimónia simples, mas até engraçada, até as nossas professoras cantaram, foi de partir o coco a rir…lol… Depois de sermos apresentados aos nossos parceiros fomos até às nossas casas acolhedoras e conhecer os nossos “pais”; quando chegámos a casa fui conhecer os pais do Gergely (o meu parceiro), a casa e o quarto onde eu ia ficar, a casa tinha muito boas condições e era fixe, o tempo passou rápido mas ainda deu tempo de falar para Portugal no MSN…j Depois, jantámos e fui para a cama, não demorei 5 minutos a adormecer pois já há 24h que não dormia… Agora irei falar assim por alto sobre o resto dos dias, senão nem amanhã saio daqui….
Então, na terça-feira tivemos uma aula de Húngaro, fomos a Câmara Municipal, o Presidente da câmara ofereceu-nos o almoço num restaurante e à tarde fomos ver o museu da seda na cidade de Tolna e fomos explorar Tolna por grupos, num peddy-paper. Depois fomos para a casa do Gergò ver um jogo de futebol, mas só foram alguns, por acaso portugueses era só eu, quando acabou o jogo fomos para casa jantar, e fomos a um bar muito fixolas, depois novamente casa para ir dormir. Na quarta e na quinta andámos a fazer umas visitas numas cidades ao lado e ainda começar a comprar algumas lembranças para a família , depois à noite novamente jantámos e fomos até ao bar, na quinta antes de jantar tive de começar a fazer a mala pois na sexta de manhã já íamos embora…. Na sexta, o coração já começava a apertar, já me tinha despedido do meu pai adoptivo por uma semana, fomos para a escola já tínhamos lá o autocarro para nos levar para Budapeste ao aeroporto, eu despedi-me de todos, mas principalmente das amizades mais fortes que fiz, tais como a Dia, o Gabór, a Maja e claro o Gergely e a minha mãe adoptiva. Nas despedidas houve lágrimas, principalmente minhas, da mãe do Gergely e do Gergely. Depois de algumas horas de sairmos de Tolna, chegámos ao aeroporto de Budapeste e como só apanhávamos o avião às 19h fomos passear por Budapeste, almoçámos por lá, comprámos algumas coisas, tirámos várias fotos, até chegar à hora de irmos apanhar o avião, já pouco faltava para estarmos de volta. Mais uma vez, o avião não era directo, então fizemos escala em Frankfurt (Alemanha) , estivemos parados uma hora mas passou num instante e dentro de horas estávamos em Portugal, desta vez no Porto, ainda faltam cerca de 3 horas para estarmos em nossas casas, mas passou rapidamente.
…e Lajeosa do Dão à vista, chegámos a terras lusitanas, onde nos levaram a casa. Depois de uma viagem de aproximadamente 6 dias, ficaram grandes recordações, a cultura, a comida (que a meu ver era boa), as grandes amizades, as famílias, as paisagens, o país em si, tudo lindo, que vai ficar sempre na memória de cada um dos escolhidos para embarcarem nesta viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário