02/07/2009

Comportamentos Sexuais na Adolescência





Acção de Sensibilização sobre “Comportamentos Sexuais na Adolescência”
Nos dias 2 e 4 de Junho, 3ªfeira e 5ªfeira, decorreu, na escola EB 2,3 Mota Pinto, da Lajeosa do Dão, uma Acção de Sensibilização subordinada ao Tema “Comportamentos Sexuais na Adolescência”.
Esta acção foi organizada equipa do Projecto Comenius, uma vez que os alunos e professores envolvidos no projecto trabalham o tema “Os jovens no século XXI: entre problemas e expectativas” e no âmbito deste tema são abordados subtemas diversos, como o racismo, a discriminação, a deficiência, a violência, a sexualidade, as expectativas dos jovens para o futuro, entre outros. Esta acção foi ainda preparada em parceria com o Clube SAS da nossa Escola.
A acção foi dinamizada pela Enfermeira Ana Cardoso do Centro de Saúde de Tondela (Orientadora) e pelas Enfermeiras estagiárias Elisa Perdigão, Soraia Gonçalves, Teresa Figueiredo, Ana Ferreira e Daniela Ferreira e assistiram os alunos do 3º Ciclo (7º,8º e 9º anos).
Ambas as sessões decorreram na Sala de Grandes Grupos no horário das actividades extra-curriculares.
Depois de todos acalmarem, as enfermeiras iniciaram a apresentação em suporte Power Point. Começaram por explicar o que Sexualidade significava, não tendo apenas e só a ver com sexo, mas também com todos os afectos de uma relação. Avançaram de seguida para o início da Adolescência, que é marcado pela primeira ejaculação no caso do rapaz, e com a primeira menstruação na rapariga, entre outras coisas.
Explicaram as diferenças que ocorrem na adolescência, não só a nível físico, mas também psicológico, visto que esta é uma fase complicada da vida, a nível de mudanças. Falaram também das necessidades do nosso corpo, como os cuidados mais intensivos de higiene, visto ser uma fase muito inconstante.
Prosseguiram com a temática do início da vida sexual, focando nomeadamente o facto dos jovens não estarem fisicamente e psicologicamente preparados para tal iniciação antes dos 18 anos. Não esqueceram de sinalizar a problemática de comportamentos de risco e respectivos cuidados a ter na adolescência.
Abordou-se igualmente o tema da contracepção em que foram discutidos os vários métodos disponíveis tais como, o preservativo, a pílula, o anel vaginal, etc. A enfermeira falou em algum deles e explicou que apesar de todos estes, o preservativo era o único eficaz para evitar as IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Estas infecções foram posteriormente explicadas. Também foi dito que o preservativo, em conjunto com a pílula era a forma mais eficaz de não engravidar ou apanhar IST.
No que respeita às IST, foi explicado aos presentes por que meios se apanhavam estas doenças, como a Sida, a Gonorreia, Sífilis, Hepatite B, Herpes Genital, e como podiam, ou se podiam ser combatidas. Mais uma vez, se reforçou o uso do preservativo como o único meio de evitar o contágio.
Também houve lugar à colocação de perguntas/dúvidas, as quais podiam ser colocadas em voz alta ou mediante a escrita em papel.
A maioria dos alunos que assistiram à acção consideraram que foi esclarecedora, instrutiva e útil, opinando de que é nesta idade que surgem grande parte das dúvidas, que mesmo alguns adultos têm, mas que, no entanto, não são esclarecidas levando a que sejam cometidos erros.
Vanessa Almeida, 8º A
Professoras Inês Silva e Dulce Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário